Palavra:   o / O
Lição:   nº 4 Vogais
Texto:   1. [o]: oceano, olhos, óculos, bola…
2. [ô]: olho, bolo, osso, cor…
3. [u]: barco, prato, garfo
4. [õ]: ponte, onda, bomba…

1. [o]
O Oceano Atlântico banha a Madeira e a América Ocidental.
Os óculos de sol protegem os olhos.
As crianças jogam à bola.

2. [ô]
O rapaz tem o olho negro.
O bolo de chocolate está muito bom.
O cão rói o osso.
Os olhos do gato são da cor do mar.

3. [u]
O barco navega no mar da Madeira.
O prato está sobre a mesa.
Preciso do garfo para comer bolo.

4. [õ]
A Ponte 25 de Abril fica em Lisboa.
O surfista pratica este desporto nas ondas do Jardim do Mar (Madeira).
A bomba atómica mata sem piedade.

A vogal "o" e o nosso arquipélago

O Oceano Atlântico banha a nossa querida ilha, Madeira, e a América Ocidental, o país dos nossos colegas e amigos do Projecto Ama-Língua.
Como ilhéus (habitantes de uma ilha), estamos rodeados por mar, aproveitado não só pelos turistas mas também pelos portugueses para praticarem diversos desportos náuticos: o surf, o remo, a vela, a canoagem, a natação, a pesca, o “jet-ski”…
Quando nos visitarem, estão convidados a apreciar a nossa baía e a nossa costa marítima numa viagem deslumbrante na nau Colombo. Trata-se de uma réplica da original, usada por Cristóvão Colombo, quando descobriu a América, em 1497.
A madeira e o Porto Santo são ilhas de origem vulcânica mas têm praias muito diferentes. Aqui, estas são de basalto, o que obriga a quem as frequenta, ilhéus e estrangeiros, a um exercício de equilíbrio caso não use sapatos adequados. Por isso, à volta da ilha da Madeira foram criadas estâncias balneares, de qualidade, aproveitando o acesso natural ao mar.
O Porto Santo, por sua vez, é famoso pela sua praia de areia dourada que se estende ao longo de nove quilómetros da costa sul, proporcionando, especialmente no Verão, uma estadia paradisíaca inesquecível.
Venham cá, protejam os vossos olhos com óculos de sol, tragam ou comprem água, uma bola de praia para as crianças e propomos bolo de chocolate para todos.

Texto de: Fátima Gomes e Isabel Cordeiro
Ilustração de: Maria José Jardim
Voz: