Bem vindo

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes: 1251895
 
 


 

Literatura



Escritor: JOÃO DA SILVA (SÍLVIO)

João da Silva nasceu na freguesia de S. Roque do Funchal, a 21 de Dezembro de 1927. Concluída a instrução primária, matriculou-se no Seminário Diocesano do Funchal em Outubro de 1939, onde terminou os cursos de Humanidades, de Filosofia e de Teologia a 25 de Junho de 1953, mas, por não se sentir com decidida vocação para o estado eclesiástico, não quis receber Ordens Sacras.

 

Foi, durante alguns anos, ecónomo do «Hospital da Santa Casa da Misericórdia do Funchal» e presidente do «Grupo Cultural de Santa Maria». Pertenceu ao «Orfeão Madeirense» e, por algum tempo colaborou na «Estação Rádio da Madeira» com recitais de poesia e com a organização dos programas «Miscelânea» e «Leitura da Semana». Fez parte da assembleia-geral do Cine-Forum do Funchal. Exerceu o magistério secundário, nos colégios «Lisbonense», «Santa Teresinha», «Nuno Álvares» e nas salas de estudo «Índice». Foi professor na «Escola Francisco Franco», no externato «Bom Jesus» e no «Colégio Missionário Sagrado Coração». Desempenhou as funções de delegado distrital do sindicato Nacional dos Professores. Alem do alpinismo que praticava, desde os tempos da adolescência, era um verdadeiro bibliófilo e melómano.

É vasta e variada a sua colaboração, em prosa e em verso, nos almanaques «Bertrand», «Santo António», «Anuário da Madeira», «Açores» e «Camponês», nas revistas «Gaudete», «Pérola», «Revista Catequística» de Lamego e nos periódicos «O Debate», «Gazeta do Sul», «De Passaat», «O Caminhense», «Diário de Notícias», «Voz da Madeira», «Jornal da Madeira», «Eco do Funchal», «O Jornal de Felgueiras» entre outros mais. Foi chefe de redacção do «Comércio do Funchal», e director do almanaque «O Publicitário» que se publicava na nossa cidade, todos os anos, por ocasião do Natal. Dirigiu a publicação anual «Estrela de Alva».

Usava nos seus escritos os criptónimos Sílvio, David, Procópio, Silvério Almagro, o anagrama Avlis e as iniciais S. e J. S.

São da sua autoria os seguintes livros:

1967 – «Catedral dos Meus Sonhos»
1967 – «Madeira, Terra de Encantos»
1968 - «Oratório da Saudade»
1969 – «Sortilégios do Sol-Pôr»
1970 - «Melopeias Insulares» (Diploma Honra ao Mérito conferido pela Directora Do Curso Kennedy
1970 - «Lucubrações dum Poeta» (Diploma Alta Distinção concedido pela Directora do Curso Kennedy
1971 – «Rimas dum Ilhéu» (Diploma de Académico de Mérito)
1972 - «Aguarelas da Madeira» (diploma e Medalha de Mérito Cultural) atribuídos pela Academia Internacional de ciências Human´siticas de Uruguaiana – Rio Grande do Sul – Brasil)
1983 - «A Mulher – Estrela, Flor ou Anjo Tutelar?» (Diploma e Medalha de Ouro de Mérito Académico, conferido pela Academia Internacional de Letras «3 Fronteiras»
1984 – Camões, Grande Camões (1º Prémio de Poesia do Clube de Poesia de Uruguaiana.
1985 – Redondilhas Ditadas por Lucina (Certificate for Excellence) – International Writer – USA)
1987 - «A Eneida de Virgílio Em Oitava Rima» (diploma Lyre d’Or – Société dês Écrivains Régionalistes – França)
1988 - «Pulcrolândia»
1989 – «A Odisseia de Homero Em Oitava Rima»
1990 - «Seminário Diocesano do Funchal» e «Musa Brincalhona»
1991 - «Musa Disciplinante»
1992 - «Reis do Povo Luso»
1994 - «As Primícias do Infante»
1997 - «Saudade – Uma Esquisita Companheira» - «A Ilíada de Homero em Oitava Rima»
1998 - «A Companheira do Homem» - «As Quatro Estações do Ano»
1999 - «As Ilhas dos Açores»
2000 - «Rainha do Amor e da Saudade»
2001 - «A Saudade no Peito Lusitano»

 
Colabore com o Ama-lingua:  Email
 

St Michaels Federal | Abel´s Family Cleaning | Gilberts Jewelers | Larnet | Eduardo Costa | Júlio Silva Castro |